Chakanagem by Carl Chaka

Blogger Para Publicação de Músicas, Poesias e Poemas, Versos, Rimas, Cordel, Literatura Sertanejo.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

Eu sou como você, da espécie humana, sou capaz de errar. O erro não é falha de caráter e errar faz parte da natureza humana. I am like you, of the human species, I am capable to wander. The mistake is not defective of character and to wander is part of the human nature.

10 dezembro 2006

[Poesia] "A Samaritana"

Na Samaria, enquanto os companheiros
foram suprir a bolsa de alimentos,
Jesus, parou de andar dias inteiros,
propôs-se repousar alguns momentos.


Sentou-se o Nazareno ao pé da fonte,
O sol brilhava em raios refulgentes.
Havia ali um poço ao pé do monte,
que Pai Jacob legara aos descendentes.


Foi a mulher samaritana ali,
para tirar da linfa deliciosa.
Ao ver de pronto, o vulto do Rabi,
ficou assim um tanto receosa.


Pois quem seria o tal desconhecido,
de tão sublime olhar, tão lindo aspecto,
que ali estava a cismar, tão recolhido,
assim tão majestosamente quieto?


O Mestre ao vê-la, deu-lhe a perceber
que tinha sede e disse, em tom bondoso:
“¾ Mulher: se queres, dá-me de beber,
pois vai o dia muito caloroso.”


Ela, mirou-o mais. Depois, por fim,
um tanto embaraçada, respondeu:
“¾ Pois como pedes de beber a mim?
Eu sou samaritana e Tu judeu ...?


“¾ Se escutasses a voz mais interior
e julgasses de modo mais profundo,
saberias que Eu sou distribuidor,
da Água da Verdade neste mundo.


E se tivesses visto o dom de Deus
e fosse tua consciência mais ativa,
saberias quem sou entre os judeus,
e tu Me pedirias Água Viva!”


“¾ Água Viva? ... Mas é tão fundo o poço,
que não podes cumprir esse desejo ...
Se a não podes tirar deste colosso,
onde tens, pois, a água, que não vejo?


Maior que Pai Jacob, és porventura?
Ele nos deu o poço no passado
e todos tem bebido com fartura,
o líquido que é sempre renovado ...”


Mas disse-lhe Jesus, todo bondade:
“¾ Quem bebe desta água, Eu te asseguro,
por mais que beba e beba a saciedade,
terá contínua sede no futuro.


Esta que Eu dou, porém, é que sacia;
e não se tira de qualquer cisterna.
Quem dela bebe, é fonte que irradia,
emana a água para a vida eterna.”


“¾ Senhor! ¾ disse a mulher ¾ dá que Tu dás
eu beberei agora alegremente.
Assim, não terei sede e terei paz
sem ter que vir aqui constantemente.


“¾ Pois vai então chamar por teu marido,
¾ disse o Rabi ¾ e vem aqui depois.
Assim, não ficará como esquecido,
e do que Eu der a ti, darei aos dois.”


Marido? ... Mas ... e um súbito rubor
roçou-lhe o rosto. Mas, com certo empenho,
algo nervosa, respondeu: “¾ Senhor!
Não poderei chamar o que não tenho.”


E, sentenciou, Jesus, profetizando:
“¾ Numa verdade pura Me disseste.
Não é teu quem contigo está morando.
Maridos ... sei que cinco já tiveste ...”


“¾ Senhor! Tu és profeta! Tu és profeta!
¾ Exclamou a mulher admirada ¾
pois como dás sentença tão correta,
sobre coisa que eu não Te disse nada?


Diz-me, então alguma coisa mais:
onde adorar a Deus? Aqui ou além?
Neste monte conforme nossos pais,
ou lá na capital, Jerusalém?”


¾ Ouve-me bem, mulher, ¾ disse o senhor ¾
Trago Comigo histórico momento.
Os que procuram luz e puro amor,
adorarão o Pai em pensamento.


Deus é o espírito da humanidade,
A mais pura e perfeita adoração,
sejam feita em Espírito e Verdade,
com um altar em cada oração.


“¾ Espera-se o Messias, bem o sei.
¾ disse a mulher, buscando assunto novo. ¾
é o Cristo que há de vir. E será Rei.
E tudo ensinará ao nosso povo.”


“¾ Por hoje ¾ Ele lhe disse ¾ vou findar
De nada mais precisas depois disto.
Procura neste momento recordar.
Eu que falo contigo ... Sou o Cristo!



Livro: Flores de Outono -Autor: Jesus Gonçalves

Website counters